O Plantador de Tâmaras
Como diria o ditado árabe: quem planta tâmaras não colhe tâmaras.
A tamareira leva décadas para crescer e dar frutos. Muitas vezes, quem a planta não vive o suficiente para provar seus frutos.
É mais ou menos assim que alguns pais se sentem, estão apenas plantando. Mas afinal, o que plantam esses pais? Fácil responder: plantam imóveis, dinheiro e patrimônio. Os frutos dessa plantação, na maioria das vezes, não serão experimentados pelos pais, mas apenas pelos filhos.
Quem sequer assentou um tijolo, no patrimônio dos pais, vai herdar tudo. Leia-se: saborear as tâmaras que por décadas foram cuidadas e regadas pelos pais.
Sugiro que pare de plantar tâmaras, e plante algo do qual possa saborear os frutos. Obviamente não estamos falando de plantações.
Indo direto ao ponto, precisamos parar de pensar um pouco em nossos herdeiros e começar a gastar um pouco conosco.
Deixe alguns pés de tâmaras, caso sejam eles merecedores, mas não os avise. A esperança do herdeiro é o patrimônio, e este nos condena à miséria.
Filhos devem buscar suas próprias conquistas, formarem seus próprios patrimônios. Um pai que provê tudo a eles certamente estará os estragando. O maior conselho e herança de um pai para seus filhos deve ser o conhecimento, a transmissão de valores e as lições de como se virar na vida.
Quantos pais vivem a vida toda trabalhando, construindo rendas, trocando os melhores anos de sua vida a troco de ter coisas em seu nome? Trabalham como um camelo no deserto, perdendo as coisas boas dessa existência em troca de dinheiro e posses.
Vão chegar os maus dias, de enfado e cansaço. Ele não aproveitará suas conquistas, passará por essa existência sem ter saboreado o néctar do que conquistou. Tudo ficará para seus filhos. Isso é vida, meus irmãos? É isso que querem para vocês?
Esqueça as tâmaras, e vá viver. Faça coisas que alegrem sua existência. O resto é secundário.
Artigo: Irmão Barbosa.
+ artigos, acesse: https://toleran.org
Este Artigo faz parte do Livro de Toleran. O Livro do Tolerâncialismo.
Saiba + sobre o Tolerâncialismo: