Os donos da verdade
Existem pessoas que pensam ser os portadores da verdade. Só a cosmovisão delas é válida. Elas tentam empurrá-la goela abaixo, não se importando com o seu ponto de vista. Aliás, você pode até lançar um ponto, mas logo será rechaçado pela pseudo verdade absoluta do seu interlocutor.
Como agir com pessoas assim?
A palavra certa é: não haja. Afaste-se ou mude de assunto. Tenha ciência de uma coisa: essas pessoas sequer param por um segundo para considerar a hipótese de que seu comentário ou suas ações possam estar certas. Elas já escolheram a sua pseudo verdade absoluta. Não há diferença entre essa pessoa e um fanático religioso — ambos só enxergam aquilo que querem enxergar.
Se você falar “a”, eles vão enxergar “b”. Se você enxergar “b”, eles vão falar “a”. Não há como manter um diálogo sadio com pessoas assim. Elas só reconhecem o próprio ponto de vista como a verdade absoluta. Deixe que falem. Se possível, mude de ambiente e converse com outras pessoas. Caso precise permanecer, olhe atentamente, mas não emita opiniões. Os donos da verdade odeiam ser contrariados. Quando você usa a lógica e os vence no argumento, a reação deles pode ser violenta — cuidado.
Infelizmente, esse mal acomete pessoas maravilhosas. Elas continuarão sendo assim até que você ouse contradizer seus argumentos. É difícil conviver com pessoas desse tipo. Devemos fazer uma seleção e avaliar se vale a pena ou não continuar.
Artigo: Irmão Barbosa.
+ artigos, acesse: https://toleran.org
Este Artigo faz parte do Livro de Toleran. O Livro do Tolerâncialismo.
Saiba + sobre o Tolerâncialismo: