A Doença Espiritual e a Renovação dos Votos
Tudo começa pelo ego. Quando teu irmão disser eu sei e você não sabe, você precisa aprender comigo, um verdadeiro desfile de estados egoicos se apresenta à sua frente. Devemos enxergar adiante, pois estamos a presenciar uma doença espiritual que precisa ser tratada, e o pior, os infectados acreditam estar paramentados das mais sublimes virtudes, quando na verdade estão doentes.
Eles destroem irmãos e pessoas. Tudo em nome do culto ao ego, precisam se sentir superiores, querem ser professores e não alunos, e vão dizer no final das contas que todos somos eternos aprendizes, como se essa simples frase atenuasse todo o seu comportamento defeituoso.
Quando somos humilhados. Ou mesmo feitos inferiores por alguns irmãos, devemos exercer o perdão e enxergar o que está por detrás, indo mais a fundo em nossa análise. Ao conseguirmos enxergar com os olhos espirituais, chegaremos ao seguinte entendimento: a maioria de nossos algozes sofre de uma doença espiritual chamada estado egoico.
Em um primeiro momento. Se não estivermos preparados, a lança dessa doença espiritual nos será fatal, fazendo com que coloquemos em risco e percamos tudo o que construímos até aqui.
Se não cuidarmos desse mal. Chegará a hora em que, tristes com tal comportamento, vamos nos afastando cada vez mais, até desistirmos de tudo.
A Cura Contra Essa Doença
O remédio apenas remediará. O que é equivalente a ficar quieto e nutrir o mau sentimento por dentro. Como todo remédio, isso fará mal. A cura, meus amados irmãos, consiste na renovação dos votos, em lembrarmos aquilo que juramos, rememorarmos toda a nossa história, admirarmos o edifício da construção moral de nossas obras e sabermos que ali estamos para a evolução de nosso espírito e para servir nossos irmãos.
O ego é como um câncer. Pouco a pouco irá expandindo seu grau destrutivo, uma metástase que só cresce até aniquilar todos os bons sentimentos de quem sofre essa mazela.
Para vencer o ego. Devemos superar o nosso próprio ego. Precisamos de uma luz interna que não depende nem do sol nem da lua para iluminar nossos pés no caminho da virtude. Somente esse caminho conseguirá dissipar as trevas da ignorância do estado egoico daqueles que testam nossa fé.
Quando os maus sentimentos emanados pelo ego. Vierem ao nosso encontro com a intenção de nos abater, quando quisermos abandonar os trabalhos por estarmos feridos por palavras e estados egoicos de nossos irmãos doentes por esse mal, que sejamos fortes e corajosos, e que não nos permitamos ser contaminados por essa emanação destrutiva.
Que saibamos que esses irmãos estão doentes. E que precisam da verdadeira luz que liberta os homens desse mal silencioso chamado ego. Essa luz ilumina a ignorância dos vendados, é uma luz própria que nasce do coração dos verdadeiros iniciados. Ela perdoa as ofensas dos teus irmãos, das pessoas de tua família, da sociedade, e acaba por renovar seus votos e juramentos, tornando seus portadores verdadeiros mestres do saber.
Artigo: Irmão Barbosa.
+ artigos, acesse: https://toleran.org
Este Artigo faz parte do Livro de Toleran. O Livro do Tolerâncialismo.
Saiba + sobre o Tolerâncialismo: