O Sagrado Caminho de Cada Um

O Sagrado Caminho de Cada Um

Ninguém consegue encontrar o seu caminho. Imitando o caminho do outro, quem assim o fizer estará fadado ao fracasso de sua ancestralidade, cuja fé nunca sequer lhe foi verdadeiramente pertencida.

Tenho dito em escritos anteriores. Como acreditar piamente em algo, se nem mesmo a nossa fé é realmente nossa, pois ela foi herdada de nossos pais, que a herdaram de nossos avós, formando assim uma cadeia de sucessões que segue por gerações e gerações.

Tudo em que acreditamos como dogma absoluto. Pelo menos a maioria das pessoas com quem converso, sustenta uma fé herdada de seus progenitores, da família e da tradição. A libertação e a procura do próprio caminho se fazem necessárias para que possamos, de fato, sermos verdadeiramente livres.

Ao continuar na fé de nossa ancestralidade. Apenas damos voltas infinitas no deserto da escuridão e da ignorância. Há quem diga que o que estamos afirmando é desrespeito ou profanação, porém, sinceramente, não enxergamos dessa forma.

Quem está realmente convicto em sua fé. Não deveria temer conhecer outros caminhos, para que possa futuramente renovar seus votos com a fé anterior ou incorporar novos conhecimentos adquiridos, formando assim, de maneira bela e consciente, o seu próprio conjunto de crenças.

O grande problema não são propriamente os religiosos. Mas sim seus líderes, que colocam à venda do dogma absoluto aos seus devotos por um motivo simples: não desejam que eles abram os olhos, pois, se isso acontecer, muito provavelmente perderão a linha de comando sobre eles.

À tua frente existe uma encruzilhada. Ou segues sem questionar a fé que estão te impondo, ou escolhes o caminho da procura, a estrada dos buscadores. Ao bater em várias portas, começarás a construir o teu próprio caminho, e não a percorrer estradas prontas que já foram escolhidas para ti.

Ao quebrar os grilhões que te mantêm cativo. Você passará a vivenciar todo tipo de entendimento, experiências que jamais imaginaria serem possíveis, até perceber uma verdade crucial.

A experiência vivida por ti. É diferente da experiência das pessoas que apenas te falavam sobre ela. Ao viver tais situações, você poderá tirar suas próprias conclusões, sentir na própria pele, e somente assim decidir por si mesmo se aquilo que vivenciou é bom ou ruim.

O que dizem é uma coisa. O que se vê e se experimenta é algo completamente diferente. Quando existe o contato pessoal, a verdade se revela por meio da experimentação, essa é a essência da busca do verdadeiro buscador.

A busca é individual. Não baseie a sua jornada na experiência dos outros. Tenha coragem e seja você mesmo a bater às portas. A experiência do outro pertence apenas a ele, enquanto a tua será única, intransferível e só pode ser vivida por você.

Artigo: Irmão Barbosa


+ artigos, acesse: https://toleran.org
Este Artigo faz parte do Livro de Toleran. O Livro do Tolerâncialismo.
Saiba + sobre o Tolerâncialismo:

O que é o Tolerâncialismo? – Toleran o Livro do Tolerâncialismo

O que é o Tolerâncialismo?

O que é o Tolerâncialismo Movimento filosófico que propõe a união de religiosos e irreligiosos, a partir da amizade entre as pessoas, tendo a religião e a irreligião como algo secundário. A investigação nos vales das religiões, filosofia e ciências deve ser a busca de todo tolerancialista. Primeiramente, deve ser celebrada a amizade entre as … Continue lendo O que é o Tolerâncialismo?