O passado que devemos lembrar, e o passado que devemos esquecer
Tudo aquilo que lhe trouxer boas lembranças, é o passado que devemos guardar em nossa memória. Já tudo aquilo que trouxer tristezas e más recordações, é o passado que devemos esquecer.
Boas lembranças sempre são bem-vindas para alegrar os nossos dias. Ao passo que tudo o que entristece o coração deve ser eliminado. Sabemos que não é fácil apagar velhos traumas, mas, com um simples comando mental, você pode começar a deixá-los para trás.
Quando recordações ruins atacarem sua mente, diga: “Isso ficou no passado, não pertence à minha realidade atual”. Automaticamente, sintonize sua mente em uma boa lembrança que lhe traga felicidade.
Sabemos que não é fácil, mas o hábito faz o monge. Repetidamente, ao praticar esse comando, você começará a se desligar das memórias ruins que, volta e meia, assombram seus pensamentos.
Viver preso ao passado é uma tortura emocional que você não merece. Pratique o contato zero com aquilo que lhe faz mal. Bloqueie totalmente qualquer tipo de conexão com o que já não se faz presente. A vida acontece no agora, e cada dia é um novo começo.
Esqueça tudo o que aconteceu. Sua mente tentará trazer justificativas, mostrar que você estava certo ou que foi injustiçado. Mas nada dessa argumentação mental lhe interessa. Sua vida é o presente. Caminhe para frente e nunca mais olhe para trás.
Apenas o passado que lhe traz boas recordações deve ser mantido. Guarde as experiências felizes que não lhe causaram sofrimento. Se a tristeza de hoje for consequência de bons momentos do ontem, também se desapegue. O que é verdadeiramente bom na vida transcende o tempo. Apenas sentimentos genuínos rompem essa barreira.
Nada que não conseguiu transpor o ontem até o agora deve ser lembrado. Relações que não foram construídas sobre um amor verdadeiro são apenas uniões temporárias. Os sentimentos autênticos permanecem como boas memórias, desde que nunca tenham lhe causado dor.
O passado que vale a pena é aquele que, mesmo após muito tempo, ainda lhe traz boas lembranças. Qualquer experiência traumática deve ser abandonada. Viva o presente e cerque-se apenas de boas recordações.
Artigo: Irmão Barbosa.
+ artigos, acesse: https://toleran.org
Este Artigo faz parte do Livro de Toleran. O Livro do Tolerâncialismo.
Saiba + sobre o Tolerâncialismo: