As religiões são escolas necessárias até determinado tempo

As religiões são escolas necessárias até determinado tempo

Tenho o entendimento de que as religiões, filosofias de vida e sistemas iniciáticos são necessárias até determinado tempo na vida de um ser humano. Funcionam como uma espécie de escola fundamental, onde se iniciam os trabalhos de aprendizado.

Você aprenderá o que fazer e até o que não fazer. Quando digo aprender algo e fazer, devemos ter muito cuidado, pois uma coisa é a vontade do líder quando conduz esse trabalho, outra coisa é o que você realmente precisa, e ainda diferente daquilo que talvez você queira.

Quando me refiro a aprender também o que não fazer, digo que nossa inteligência corporal, juntamente com nossa inteligência espiritual, nos dará conforto ou desconforto nessas duas questões, e devemos segui-las.

Dos escudos iniciais do tolerancialismo, há uma menção de que as religiões são positivas e negativas, e essa dualidade está presente no ser humano e em toda a natureza.

Existem missões maravilhosas em cada religião e sistema, assim como existe o controle dos líderes. Nada é perfeito neste mundo, meus irmãos.

A filosofia quer que você procure várias portas, buscando respostas para suas perguntas existenciais, mas que você tenha o entendimento de que deve ser livre. O direito de ir e vir nunca deve ser limitado por quem comanda os trabalhos, e sim por você, orientado por suas inteligências.

Em muitos anos de busca, frequentei centros espíritas, casas universalistas, terreiros, igrejas, mesquitas, sinagogas, templos maçônicos, todo tipo de sistemas, religiões e filosofias de vida, e cheguei a uma conclusão: o ego do ser humano habitou em todas essas casas.

O que não invalida a totalidade dos trabalhos, mas me trouxe o entendimento de que o ser humano não é propriedade particular de ninguém, e deve seguir suas buscas até formar seu próprio conjunto de crenças. Isso lhe dá o direito de ir aonde quiser ir, sem proibições ou ameaças.

Somos espíritos livres, e tudo aquilo que alegra nosso coração deve ser incorporado à nossa fé. O coração não é enganoso como pregam algumas religiões, ele é a conexão com o princípio do Criador, que nos liga à totalidade do todo.

Cada lugar que você visitar lhe apresentará uma lição, de como fazer ou de como não fazer. Por isso existe a necessidade de bater em várias portas, até que você entenda e sinta a sua verdade interior, no santuário do seu eu.

Estamos aqui aprendendo neste planeta escola, cada casa é uma porta e cada porta é uma oportunidade de aprendermos mais e seguirmos rumo à nossa evolução. Lembre-se, meus irmãos, todos somos livres, e é teu sagrado direito a busca da sua verdade interior.

Artigo: Irmão Barbosa.


+ artigos, acesse: https://toleran.org
Este Artigo faz parte do Livro de Toleran. O Livro do Tolerâncialismo.
Saiba + sobre o Tolerâncialismo:

O que é o Tolerâncialismo? – Toleran o Livro do Tolerâncialismo

O que é o Tolerâncialismo?

O que é o Tolerâncialismo Movimento filosófico que propõe a união de religiosos e irreligiosos, a partir da amizade entre as pessoas, tendo a religião e a irreligião como algo secundário. A investigação nos vales das religiões, filosofia e ciências deve ser a busca de todo tolerancialista. Primeiramente, deve ser celebrada a amizade entre as … Continue lendo O que é o Tolerâncialismo?